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quinta-feira, 2 de maio de 2013

Glossário do Grupo

Apache: Servidor web livre mais bem sucedido.

ARPA: Manter a superioridade tecnológica dos EUA e alertar contra possíveis avanços tecnológicos de adversários.

Arpanet: Pode-se dizer, a "mãe" da Internet; desenvolvida em 1969 com objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano.

Arquitexto: Unem diversas informações sem a hierarquia entre os tópicos

Arquitetura hipertextual: Suporta a linguagem hipermidiática e se da através de links, que por sua vez realizam a função de criar uma rede de textos e informações descentralizadas.

AT&T: Companhia americana de telecomunicações.

Backbone: Esquema de ligações centrais de um sistema, tipicamente de elevado.

Banda Larga: Banda larga era o nome usado para definir qualquer conexão à internet acima da velocidade padrão dos modems analógicos (56 Kbps).

Big Science: Termo usado na área da ciência, para descrever uma série de mudanças científicas que ocorreram nas nações industriais durante e depois da Segunda Guerra Mundialdesempenho.

Bit: Menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida.

BITNET: Rede remota; proporcionar um meio rápido e barato de
comunicação.

Bluetooth:  É uma especificação industrial para áreas de redes pessoais sem fio.

Broadcasting: Ou radiodifusão é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo.

Botton up - Processo baseado no que o leitor abstrai do conhecimento externo.

Bulletin Board Systems: Sistema informático que permite a ligação (conexão) via telefone a um sistema através do seu computador.

Campos: Conexões conceituais.

CAD: É o nome genérico de sistemas computacionais (software) utilizados pela engenharia, geologia, geografia, arquitetura, e design para facilitar o projeto e desenho técnicos.


Chat: Palavra que significa em português bate-papo.

Chaves: Conexões indicativas.

Cibercafé: Local que funciona como bar ou lanchonete, oferecendo a seus clientes acesso à Internet.

Cibercriminalidade: Criminalidade relacionada com o universo cibernético e as redes de comunicação entre computadores.

Cocooning: Termo usado para definir a tendência de isolamento social nas últimas décadas: as pessoas preferem ficar em casa a interagir socialmente. A tecnologia acentuou essa tendência.

Código-Fonte: Linhas de programação que formam um software em sua forma original.

Computação Interativa: Modelo matemático para o cálculo; envolve comunicação com o mundo externo.

Comunidades Contraculturais: Grupos que questionam e rejeitam os valores da cultura dominante.

Comunicação: Intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos; transmitir e receber uma determinada mensagem.

Conexão: Significa ligação.

Convergência tecnológica:  É um termo que, de uma maneira geral, é utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infra-estrutura de tecnologia.

Copyright: Significa direitos autorais. Aquela obra está protegida e sua cópia ou utilização não autorizada pode ser considerada como crime.

Correio Eletrônico: Serviço básico de comunicação na rede.

Crackers: Termo usado pra se referir ao indivíduo que pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal.

Criptografia: estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, onde possa ser conhecida apenas pelo seu destinatário.

Cultura: Conceito de várias acepções, hábitos, costumes, etc.

Cultura Comunitária Virtual: Forma social e a aplicação do uso da Internet, possibilitando uma maior interação social.

Cultura dos Hackers: Conjunto de valores, crenças e ideologias que emergiu das redes de programadores que interagiam on-line em torno de sua colaboração em projetos definidos de programação criativa.

Cultura Empresarial: Práticas da internet a fim de arrecadar capital.

Cultura Tecnomeritocrática: Beneficia e congratula gratuitamente o bem prestado ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Cyberpunk: Traz uma visão de universo underground da sociedade, personagens, ficção científica, etc.

Datagrama: Pacote de informação num sistema de comutação de pacotes que contém seu endereço e rota.

Download: O uso mais comum do termo download está relacionado com a obtenção de conteúdo da Internet, onde um servidor remoto hospeda dados que são acessados pelos clientes através de aplicativos específicos, como é o caso dos navegadores

Ecrã: Sinonimo de monitor, tela.

Errante: Utiliza sua inferência abdutiva para navegar seguindo apenas seu instinto, aleatoreamente.

Feedback: Efeito retroativo, reação a determinada ação; informação que o emissor obtém como retorno da sua mensagem.

Gadget: Pequeno software, pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior.

Geeks: Especialistas em computadores, voltadas para as diversas atividades científicas, etc.

GIS:  É um sistema projetado para capturar, armazenar, manipular, analisar, gerenciar e apresentar todos os tipos de dados geográficos.

Hacker: Indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas, rede de computadores, etc.

Hacking: Determinada atividade um hacker.

Hardware: No âmbito eletrônico o termo "hardware" é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento, à memória e aos dispositivos de entrada e saída.

Hiperlink: É uma referência num documento em hipertexto a outras partes deste documento ou a outro documento. De certa maneira pode-se vê-la como análoga a uma citação na literatura.

Hipertexto:  Texto em formato digital, composto por conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons; acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks ou links.

Ícones: Metáfora visuais.

Input: É tudo aquilo que recebemos, tudo o que lemos e escutamos.

Interatividade: atividade que envolve interação; associado às novas mídias de comunicação, etc.

Interface: Presença de uma ou mais ferramentas para o uso e movimentação de qualquer sistema de informações

Internauta: Pessoa que acessa a internet.

Internet: Rede de comunicação global; dispõe milhões de dispositivos interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP.

Internet Explorer: Navegador de internet de licença proprietária.

Jini: Foi criada para permitir que qualquer tipo de rede composta de serviços e dos clientes destes serviços seja facilmente montada, desmontada e mantida.

Java: Linguagem de programação que permite a miniaplicativos viajar entre computadores pela Internet.

Know how: Conhecimento de como executar alguma tarefa.

Leitura Linear: Leitura que segue uma linha lógica de raciocínio.

Leitura Topográfica: Leitura espacial.

Lexia: Espaço entre dois links.

Link: referência num documento em hipertexto a outras partes deste documento ou a outro documento.

Linux: Termo muito utilizado para se referir a sistemas operativos que utilizem o núcleo Linux.

Memex: Dispositivo criado para suplementar a memória pessoal, nunca finalizado.

Micro-blogging: é uma forma de publicação de blog que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto.

Microsoft:  Empresa multinacional de tecnologia e informática dos Estados Unidos.

Midiático: Acontecimentos espontâneos ou planejados, que atrem a atenção de organizações de meios de comunicação, particularmente jornais, telejornais e jornais na internet.

MILNET: Rede que cuidava das informações militares dos Estados Unidos da América.

MIT: Também chamada de licença X ou de licença X11, é uma licença de programas de computadores (software), criada pelo Massachusetts Institute of Technology.

Modem: Dispositivo eletrônico que modula um sinal digital, permitindo a transferência de arquivos entre seus computadores pessoais.

MUD: é um RPG multijogadores.

Multimídia: Combinação entre mídias.

Navegador: Programa de computador que possibilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, páginas, etc.

On-line: Estar disponível para uma certa transmissão.

Output: é tudo o que produzimos, tudo o que falamos e escrevemos.

Patchwork: Designa "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados.

Previdente: Segue a lógica da previsibilidade, desenvolve memória em relação à seus percursos.

Protocolos: Método standard que permite a comunicação entre processos (que se executam eventualmente em diferentes máquinas).

Realidade virtual: Objetivo de recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo.

Rede: Junção de computadores de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos.

Redes Sociais: Estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, etc.

RIXC:  É o esforço conjunto de uma série de grupos culturais lativan locais independentes que trabalham nas áreas das novas mídias, arte, cinema, música, cultura juvenil e os projetos sociais.-

Site: Conjunto de páginas web; endereço eletrônico.

Software: É o conjunto de instruções responsáveis pelo funcionamento do computador.

TAR: Teoria de redes.

TCP/IP: Conjunto de protocolos de comunicação.

Tecnologia de Comutação: Tecnologia de troca (permuta).

Tecnologia EDGE:  É uma tecnologia digital para telefonia celular que permite melhorar a transmissão de dados e aumentar a confiabilidade .

Telecomunicação:  Transmissão, emissão ou recepção, por qualquer processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, imagens, etc.

Top down: Processo que conta com o conteúdo que o leitor trás consigo como repertório.

Topologia de rede: Padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes.

Transmissão de dados: Suporte ao fluxo de dados entre dois pontos.

Unix: Sistema operativo desenvolvido pelos laboratórios Bell.

Usuário: Pessoas que utilizam algum tipo de serviço.

Video Streaming: (fluxo de mídia)  É uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes. Ela é frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia através da Internet.

Vax: Arquitetura de computadores de 32; suporta um conjunto de instruções ortogonais e endereçamento virtual.

Wireless: A comunicação sem fio é a transferência de informações entre dois ou mais pontos que não estão conectados por um condutor elétrico.

Wifi: Sistema que permite o acesso à internet, de qualquer aparelho sem a necessidade de fios.

World Wide Web: Sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na internet.

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