expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Os 10 maiores avanços tecnológicos de 2013, pelo MIT.

  A publicação do instituto, MIT Technology Review, elegeu as 10 principais descobertas do ano. De acordo com eles, o principal critério foi escolher “avanços que deem às pessoas novas maneiras de usar a tecnologia”. 
  Desde novas abordagens para uma tecnologia existente: caso dos relógios que mostram as mensagens de smartphones, até projetos experimentais como o chip que recupera a capacidade do cérebro de criar memórias, todos os itens apresentam soluções criativas para diferentes tipos de problemas, dos mais simples aos mais persistentes. A lista, porém, não os classifica em ordem de importância.

Painel solar mais eficiente


Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia estão desenvolvendo um dispositivo que produz duas vezes mais energia solar do que os painéis atuais. Enquanto os painéis comuns convertem menos de 20% da energia em eletricidade, o novo dispositivo teria eficiência de pelo menos 50%.

Mensagem que se autodestrói

Dois estudantes de Stanford, Evan Spiegel e Bobby Murphy criaram o Snapchat, um aplicativo de mensagens instantâneas no qual o usuário envia fotos e vídeos e decide por quanto tempo eles vão ficar disponíveis para quem os recebe. Depois de dez segundos ou menos, as imagens desaparecem para sempre.
Smartphone de pulso
O relógio se conecta via Bluetooth a iPhones e aparelhos que usam o sistema Android e mostra notificações, mensagens e outros dados simples em sua tela em preto e branco.



Redes elétricas poderosas

A empresa suíça ABB criou um dispositivo que pode resolver problemas técnicos: um disjuntor para sistemas em corrente contínua em alta tensão. Ele permite desconectar partes da rede que apresentam algum problema, enquanto o restante dela funciona normalmente.


Impressão 3D em escala industrial

O método de impressão 3D já é utilizado para a produção de algumas peças específicas, como implantes médicos e protótipos de plásticos para engenheiros e designers. A fabricação aditiva é vantajosa para empresas porque gasta menos material na hora de produzir as peças.


Robô industrial amigável

Rodney Brooks lançou no ano passado o Baxter, um robô que ajuda na linha de montagem. Ele tem braços flexíveis e uma tela de LCD com um rosto, que serve não só para deixa-lo mais "amigável", mas para indicar onde sua atenção está concentrada. Ele é capaz de perceber obstáculos e aproximação de pessoas, etc.

Microchip de memória

Neurocientistas de diversas universidades americanas criaram um microchip que restaura a capacidade do cérebro de produzir memórias de longo prazo (aquelas das quais nos lembramos por dias ou anos).


Monitoramento de epidemias pelo celular

Enviar mensagens de texto a pessoas que entram na zona de cobertura da torre de Kericho alertando sobre o uso de mosqueteiros. A estratégia ainda tem a vantagem de funcionar com diversos tipos de telefone, inclusive aqueles mais simples, que só fazem ligações e mandam mensagens.

Sequenciamento do DNA de fetos

Recentemente foram desenvolvidos testes capazes de detectar Síndrome de Down e algumas outras doenças cromossômicas em bebês ainda na barriga da mãe.Além de um grande avanço científico, especula-se que esta descoberta tenha grande potencial econômico, uma vez que a gravidez pode ser o maior campo de aplicação do sequenciamento de DNA.

Inteligência artificial

O aprendizado profundo (deep learning) é um dos principais avanços do ano para o MIT. Trata-se de um método de inteligência artificial mais avançado, que pode ser aplicado a diversas finalidades. A ideia principal é desenvolver um software que busca imitar a atividade dos neurônios do neocórtex, região do cérebro onde ocorre o pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário